Inteligência Artificial no online

A – Inteligência artificial é a inteligência similar à humana exibida por mecanismos ou software.

O principal objetivo dos sistemas de IA, é executar funções que, caso um ser humano fosse executar, seriam consideradas inteligentes.

Com o surgimento do computador moderno, é que a inteligência artificial ganhou meios e massa crítica para se estabelecer como ciência integral, com problemáticas e metodologias próprias. Desde então, seu desenvolvimento tem extrapolado os clássicos programas de xadrez ou de conversão e envolvido áreas como visão computacional, análise e síntese da voz, lógica difusaredes neurais artificiais e muitas outras. Inicialmente a IA visava reproduzir o pensamento humano. A Inteligência Artificial abraçou a idéia de reproduzir faculdades humanas como criatividade, auto-aperfeiçoamento e uso da linguagem. Porém, o conceito de inteligência artificial é bastante difícil de definir. Por essa razão, Inteligência Artificial foi (e continua sendo) uma noção que dispõe de múltiplas interpretações, não raro conflitantes ou circulares

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia_artificial

Se você realiza no dia a dia tarefas como procurar um termo no Google ou acessar a melhor rota no trânsito, é sinal de que a Inteligência Artificial já faz parte da sua vida. Embora o nome remeta aos filmes de ficção científica, essa tecnologia avançada vem sendo utilizada cada vez mais para otimizar processos e gerenciar interações online em uma infinidade de aplicações diferentes, mas todas eficientes. E algumas impressionantes.

A Inteligência Artificial é uma sofisticada programação que possibilita às máquinas analisarem uma quantidade gigante de dados em poucos segundos, identificar padrões e sugerir resultados ou ações. Nos últimos anos, essa técnica evoluiu ainda mais, possibilitando que estes computadores também estabeleçam novas conexões à medida que recebem mais

Grandes empresas já identificaram o potencial da Inteligência Artificial e investem em inovação, com boas chances de revolucionar áreas de conhecimento.  Com seus próprios projetos ambiciosos em segmentos como saúde e segurança. Associação dedicada a estudar as melhores práticas e atuar como plataforma aberta para debater e impulsionar as iniciativas.

Fonte: http://dialogando.com.br

A Inteligência Artificial já está presente em nosso cotidiano em coisas que, por muitas vezes, nem percebemos.

Um bom exemplo de sua aplicação no dia a dia está nas nossas redes sociais. Alguns mecanismos avaliam os seus padrões de busca, o que você mais visualiza, e assim o conteúdo exibido em sua timeline é otimizado e como conseqüência, se torna mais relevante para você.

Os próprios corretores ortográficos dos editores de texto e dos nossos smartphones também são frutos da Inteligência Artificial. Para identificar que há algum termo escrito incorretamente, é preciso um sistema que aponte o problema e apresente a grafia certa.

No mundo corporativo, os sistemas de Inteligência Artificial também estão ganhando cada vez mais espaço. Por exemplo, dentro do ramo industrial. O auxílio da tecnologia das máquinas é um fator importante na drástica diminuição dos erros, redução de custos e, assim, melhores resultados para a empresa.

Há um movimento conhecido como “robotização das fábricas”. Nele, através da Inteligência Artificial máquinas já são capazes de operar sem a necessidade de serem programadas por humanos, ou seja, são totalmente autônomas.

Outro exemplo é o atendimento ao cliente, que também está em processo de inicialização de ser feito por práticas de Inteligência Artificial. Trata-se de um sistema que reproduz ações humanas, como tomar decisões. O contato com o cliente acontece via chat e são passadas para ele instruções e informações sem que ele perceba que não é uma pessoa.

Internet das Coisas

Esse talvez seja um termo ainda desconhecido por muitos, mas que entra para a lista dos conceitos que cada dia mais vão fazer parte do nosso cotidiano. Internet das Coisas, ou IoT, do termo inglês Internet of Things, é a expressão que faz alusão a tecnologias que conectam itens simples, que usamos no dia a dia, à rede de computadores.

Vamos aos exemplos práticos: é cada vez mais comum o surgimento de meios de transporte, maçanetas, e utensílios domésticos conectados à internet e conseqüentemente a computadores e celulares.

O carro também entra para o rol de produtos tecnológicos. A tendência é que cada vez mais veículos estejam conectados e sejam capazes de se comunicar com o usuário através de aplicativos em seu smartphone.

No ramo dos negócios, a Internet das Coisas permite uma nova forma de interatividade com clientes, por exemplo. Dessa forma, as etapas de negócio são otimizadas e os custos diminuídos.

IA + IoT

Mas, qual é a efetiva relação entre Inteligência Artificial e Internet das Coisas? Principalmente se tratando de mercado, a Inteligência Artificial, quando aplicada à Internet das Coisas possibilitará que as empresas inovem seus sistemas de gestão e otimize o desenvolvimento de seus produtos.

Elas estão diretamente ligadas a partir do momento em que a Inteligência Artificial apura os dados gerados pelo sistema e permite que sejam utilizados de forma otimizada pela Internet das Coisas.

Ou seja, de nada adianta captar esse astronômico volume de dados, se eles não forem interpretados e utilizados da forma correta. A Inteligência Artificial entra com o papel de assumir cada vez mais ações humanas, com softwares cada dia mais sofisticados. E essas ações serão aplicadas em dispositivos através da Internet das Coisas.

Conclusão

Inteligência Artificial e Internet das Coisas são parte do mundo em que vivemos agora, não há como retroceder com tantas vantagens e otimizações possibilitadas pelo avanço tecnológico.

Porém, lidar com tanta inovação é um grande desafio tanto no âmbito pessoal, quanto para as empresas. Para conseguir lidar com a revolução que estamos passando é preciso ter uma mentalidade que se encaixe com ela e principalmente, estar sempre em busca de informação.

Fonte: http://computerworld.com.br/momento-da-intersecao-entre-inteligencia-artificial-e-internet-das-coisas 

Post by admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *